sexta-feira, 15 de maio de 2009

Town Houses



Com o projecto Town Houses os alunos puderam perceber os diversos espaços urbanos existentes numa cidade. Para tal, foi-nos proposta uma pesquisa no terreno, de edifícios já existentes, antigos e contemporâneos. Foi-nos também pedido a criação de dois edifícios imaginários. O objectivo era encontrar fachadas com uma arquitectura interessante, com diversas relações (interior/exterior, luz/sombra, cheios/vazios) e jogos de volume, que pudessem, num pequeno espaço urbano e apenas com uma fachada torná-lo diferente ou dinâmico.
Este foi um trabalho realizado a pares, pelo que, eu e o meu colega, Rui Figueiredo, optámos por fazer essa pesquisa urbana na cidade de Viseu. Assim, os edifícios escolhidos para este projecto, situam-se, um na Rua Formosa, na zona de comércio de Viseu, e outro na zona da Sé (Casa do Soar). Uma vez que a Casa do Soar apresentava, uma fachada clássica e outra contemporânea no mesmo edifício, criámos também, a partir da arquitectura clássica da casa da Rua Formosa, uma fachada contemporânea.






As propostas para as casas imaginárias tiveram como base, a primeira, a ideia do cubo mágico e a sua rotação, e a segunda, o tema da Pop Art. Tentámos sempre criar uma relação vazio/ cheio e interior/exterior, bem como dinamizar o espaço atraves das arcadas.




Sem comentários:

Enviar um comentário